terça-feira, 13 de setembro de 2011

Essa tal comodidade...


É, vou logo de cara avisando que só coloquei essa imagem aí em cima porque o blog Redator tem como hábito, por que se fosse por mim ela estava bem longe dessa postagem.

E podem vir com comentários e emails que eu sou ranzinza que eu não me importo, apenas gosto de dizer o que eu penso, pois já pastei muito na vida e não tenho mais paciência pra engolir sapo!

Bom, me desculpem aqueles que gostam de ler, pois já comecei com "pauladas", mas, vocês se acostumam. E olha como é engraçado, é exatamente sobre isso que eu vou escrever aqui.

Sempre reparo nesse pessoal de hoje, poxa eu ja tenho mais de trinta anos e sei bem sobre essa molecada. Simplesmente não gostam de ler. E ponto final.

Literalmente falando.

É só figura, imagem, som... Parece até que não gostam explorar algo novo, de exercitar o cérebro. Ué, e aonde está essa juventude tão "pra frente" como todos dizem?

Você pode perceber que raramente um blog de redação - como este - é visitado por jovens. Apenas descobrem aquilo que é colorido, sonoro e digital. Ou seja, aquilo que os outros querem que eles saibam.

Deu pra pegar? Eles batem fotos com suas maquinas e celulares como se aquilo fosse uma brincadeira. Porra, eles não sabem da arte que era uma foto. O quanto demorava uma revelação. O quão difícil era descobrir que quando você abriu a máquina, ela não tinha rebobinado a fita toda... e você perderia algumas fotos...

Não é?

Me lembro das aulas de ciência também, sobre nossas adaptações fisio e biológicas. Os dentes caninos eram feitos pra rasgar a carne e não comer macarrão instantêneo.

E sinto que com a informação é o mesmo. Todos vão se acomodando ao fácil, ao acessível... Não buscam opções diferentes ou batalham por uma pesquisa relevante, nem buscam saber sobre o passado, sobre aquilo que fez ele(a) estar ali.

Apenas fuçam na net - como dizem meus sobrinhos.

Mas o problema é que os malefícios são bem piores que dentes inúteis na boca. Sedentarismo, crises de stress, panico, enxaquecas, e todas essas doenças que vemos por aí que, antigamente, só se dava nos mais velhos.

E como vão ficar os nossos livros? E os jornais? E a sensação de ter o conhecimento nas mãos, aquele tato com uma enorme experiência?

Ahhh, me poupe. Não me venha com esse papo de Táblet daqui e Péd Pód dali. Isso é ilusão. Hora é "Guerra e Paz" hora é "Um menino de franja cantanto playback e ganhando milhões" nas suas mãos.

E pra quem provar que eu to mentindo eu não tiro meu chapéu, pois aposto que estará mais errado do que eu.

E tenho dito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário