terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Novos velhos


Sim, velhos. Pois, pra mim, passou da meia idade já é velho. E vai dizer que não...

Eles me impressionam. Digo eles pois, assim como o título, me refiro aos homens. 

- Como vai o senhor?
- O senhor tá no céu. E eu tô bem, bixo.

"Tô bem na fita, não?!"

É de cair no chão em risadas, não?! Já ouvi isso por ene vezes, e com certeza vou continuar ouvindo. Pois bem, não foram eles, que na década de 70, 80, e começo de 90 nos ensinaram a ter educação? Será que a palavra "senhor" é tão down assim?

Poxa, eu tenho 22 anos, confesso que sou meio acabado, e já fui chamado diversas vezes em comércios e outros locais de "senhor", e nem por isso surtei. Não morri, nem envelheci. Não nasceram cabelos brancos. Apenas fui tratado com respeito.

E não se confunda. Não falo dos velhos que assumem sua idade e aparentam ser novos. Sabe aqueles que recebem elogios na rua? Não, não são esses.

Falo dos "achões". Que acham tudo na vida, menos ser velhos. Hehehehe.

Agora, não me venham cobrar - vocês, velhos de hoje - educação dessa molecada nova aí nas ruas, pois são vocês mesmos quem os deturpam.

As calças de linho trocadas pelos furos e borrados dos novos jeans. As camisas sociais substituídas por números perdidos e gigantes jogadores de Polo a cavalo (quem joga isso?). Os chapéus, boinas e caps, agora vistos como ridículo, e trocado por bonés...

Fora as caras e bocas, nas noites incomuns aos velhos de ontem. Aos carros que competem com os jovens. Aos sons que agridem o seu cérebro. Fora os assuntos discutidos e as brigas arranjadas.

Esses são exemplos de que eles mudaram.

Mas, pelo pouco que sei dessa vida, posso dizer uma coisa: você pode correr da sua roupa, do seu carro, da sua companheira, mas do seu tempo meu amigo, desse você não escapa. Nem com milagrosos cremes antiidade. Nem com massagens terapêuticas feitas por virgens do Alaska mergulhadas no gelo puro e intocável.

É, creio que o tempo é uma parte da natureza. Não se pode sentir medo. Não se pode combater. É preciso ser grande o bastante para aprender a crescer jogando à seu favor. Deve-se desfrutar de suas virtudes e juntos alcançar um nível superior.

O velho quer ser outro, mas, no fundo, nem mesmo ele sabe quem.

3 comentários:

  1. http://www.youtube.com/watch?v=5OR2f_tZ8qY

    assiste ai! :D
    Hahahaa

    ResponderExcluir
  2. Esse texto é muito bom!
    Vou levá-lo para ler aos meus alunos!
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanta honra! Fico feliz em saber que está gostando... Espero que assim continue! Grande abraço.

      Excluir